Em novembro de 1946, em uma pequena cidade da Itália chamada Montichiari, Nossa Senhora da Rosa Mística apareceu, pois, para uma enfermeira chamada Pierina Gilli. Ela apareceu com uma túnica púrpura e um véu branco lhe cobrindo a cabeça, conforme conta a vidente. Tinha um semblante triste e choroso, e haviam três espadas cravadas em seu peito. Ela disse somente:
Oração, penitência e expiação.
Nossa Senhora da Rosa Mística (Novembro de 1946)
As Espadas e as Rosas
Posteriormente, em julho de 1947, Nossa Senhora da Rosa Mística apareceu uma segunda vez à Pierina com três rosas no lugar das espadas: uma branca, uma vermelha e uma dourada. Nessa aparição, então, ela explica o significado das três espadas: a primeira espada significa a perda culposa da vocação sacerdotal ou religiosa; a segunda, a vida em pecado mortal das pessoas consagradas a Deus e a terceira, a traição daquelas pessoas que, ao abandonarem sua vocação sacerdotal ou religiosa, perdem também a fé e, inesperadamente, se transformam em inimigos da Igreja.
Entretanto, as rosas simbolizavam a reparação das espadas. A rosa branca significa o espírito de oração com o qual devemos pedir a reparação das vocações traídas, tanto sacerdotais, como religiosas. A rosa vermelha mostra o espírito de sacrifício para reparar os pecados mortais cometidos pelas almas consagradas a Deus e mostrar, sobretudo, a misericórdia do Senhor que deseja reavivar a chama do amor nos corações. Já a rosa amarela significa o espírito da penitência em favor do clero, em reparação ao espírito de traição de Judas.
As Promessas
Nossa Senhora da Rosa Mística, por fim, diz que Jesus a envia para levar uma nova devoção mariana para os institutos, congregações religiosas e para os sacerdotes seculares. Ela promete que todos os institutos e congregações que a honrarem serão protegidos por ela, não apenas com maior surgimento de vocações, como também com menos devoções traídas.
A Virgem pediu que todos orassem pelos sacerdotes através de uma nova devoção mariana que seria difundida pelo mundo. Pediu, ademais, que o último dia de todos os meses fosse consagrado a Ela e que o dia 13 de julho fosse dedicado a Nossa Senhora da Rosa Mística.
Outras Aparições e Mensagens
Diversas outras aparições à enfermeira Pierina foram relatadas. Em todas elas, igualmente, Nossa Senhora da Rosa Mística pedia a penitência, a oração e o cuidado com as vocações sacerdotais e com as instituições religiosas.
A mensagem de Nossa Senhora da Rosa Mística aponta que somos todos chamados a dizer sim para a vontade de Deus em nossas vidas. Como a Virgem de Nazaré, somos primordialmente impelidos pelo Espírito Santo a dizer:
Faça-se em mim segundo a Tua Palavra.
Lucas 1, 38
A mensagem de Nossa Senhora da Rosa Mística nos traz fé e esperança, nos convidando a entrar no mundo místico de Deus. Assim como Maria, somos chamados a dizer sim a Deus e ao seu projeto de vida sobre nós.
Leia mais aqui sobre conversão e mudança de vida.
Oração à Nossa Senhora da Rosa Mística
Rosa Mística, Mãe de Jesus e Rainha dos Apóstolos, nós vos pedimos que concedais ao mundo, a unidade e a Paz; faça florescer muitas vocações sacerdotais, religiosas e leigas, que propaguem por toda a terra, com a santidade de sua vida e com o zelo apostólico pelas almas, o reino de Vosso Filho Jesus Cristo, e derramai sobre nós a abundância dos bens celestiais! Amém