No ano de 363, vivia em Roma, um ilustre descendente de uma família nobre, que não possuía herdeiros. Por isso, consagrou sua imensa fortuna à glória de Deus e em honra a Santíssima Virgem Maria.
Na noite de 4 para 5 de agosto, Nossa Senhora lhe apareceu em sonho e disse para edificar uma Basílica na colina de Roma que iria amanhecer coberta de neve. Essa época é de muito calor na Itália, mas, no dia seguinte, o monte Esquilino estava coberto de neve.
Logo depois de iniciada a construção, a basílica foi denominada de Nossa Senhora das Neves, devido ao fenômeno climático. Este templo, no entanto, é conhecido universalmente pelo nome de Santa Maria Maior (Basilica di Santa Maria Maggiore). É a mais importante entre todas as Igrejas de Roma dedicadas à Virgem Santíssima.
É a primeira Igreja dedicada a Virgem Maria no Ocidente e uma das mais belas de toda a cidade. Abriga, entre outras coisas, um relicário com um pedaço da manjedoura do Menino Jesus.
Nossa Senhora das Neves é celebrada no dia 5 de agosto e é padroeira dos alpinistas.
Oração de Nossa Senhora das Neves
Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e Mãe nossa, por aquela sublime lição que nos destes, conservando vossa Alma mais cândida que a mais pura neve, desde o feliz momento de vossa Conceição Imaculada, desejando levantar em nossos corações um templo místico consagrado ao vosso culto, pedimo-vos, todos, ó grande Virgem, a graça sublime de bem cuidar de nossa perfeição interior e principalmente de conservar ilibada a santa virtude da pureza.
Ó Excelsa Virgem das Neves, protegei o Brasil, que vosso foi desde o dia abençoado do seu descobrimento, na colonização, no império e na república, e vosso será em todos os tempos, porque assim o desejam vossos filhos, cujo mais aureolado brasão é viver à sombra augusta da Cruz, sob o vosso maternal patrocínio. Assim seja.