A Medalha Milagrosa teve seu início assim: no dia 27 de novembro de 1830, Nossa Senhora surpreendentemente apareceu a uma irmã chamada Catarina Labouré, da Congregação das Filhas da Caridade. Nessa aparição, a Virgem lhe mostra uma medalha que desejava que fosse cunhada como sinal de grandes graças que seriam recebidas por intermédio de Jesus.
A medalha
A medalha milagrosa mostra Maria com as mãos abertas, sendo medianeira de todas as graças, resumindo assim seu papel na história da salvação. A inscrição: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós”, faz referência ao Dogma da Imaculada Conceição, proclamado por Pio IX em 1854.
Outrossim, no verso possui a cruz de Cristo junto com a letra M, representando Maria aos seus pés durantes a crucificação de Nosso Senhor. Abaixo, os corações de Jesus e Maria atestando o grande amor deles por todos os remidos.
Doze estrelas em volta, lembrando a mulher do Apocalipse:
Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
Ap 12,1
As doze estrelas também recordam as 12 tribos de Israel e os 12 apóstolos, ressaltando uma visão missionária da medalha milagrosa.
Um pouco de história
Isso se torna bastante significativo pois na época, pois existia uma grande influência ateísta na literatura, com a busca da ciência para responder a todas as questões religiosas e filosóficas.
Irmã Catarina levou esse pedido de Nossa Senhora ao Arcebispo de Paris que percebeu uma grande riqueza doutrinária na medalha milagrosa e em 1832 houve a primeira distribuição das 20 mil medalhas confeccionadas.
Com a distribuição, vários milagres começaram a acontecer.
Nessa época, a França estava sendo dizimada pela epidemia da cólera, onde foram registradas 18.400 mortes. Depois da distribuição das medalhas milagrosas, começaram a ocorrer maravilhosas curas e a epidemia começou a ser debelada.
Em seguida, houve a conversão de Alfonso Ratisbona do Judaísmo para o Cristianismo. E ele se pôs a trabalhar pela a aproximação dos judeus-cristãos.
A Igreja a chamava de Santa Medalha, mas o povo começou a chamar de Medalha Milagrosa.
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é a mesma Nossa Senhora das Graças, por ter Irmã Catarina ouvido, no princípio da visão, as palavras:
Estes raios são o símbolo das ‘Graças’ que Maria Santíssima alcança para os homens.
A Festa da Medalha Milagrosa é celebrada dia 27 de novembro, dia da aparição.
É importante ressaltar que a medalha milagrosa deve ser usada por nós, cristãos, como um objeto devocional, que auxilie na nossa intimidade e aproximação com Deus. e não como uma espécie de amuleto.
Oração:
Ó Imaculada Virgem, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.