O Advento é o tempo especial de preparação para o Natal. Mas como se preparar adequadamente?
Advento
A palavra advento vem do latim adventus e significa chegada. O verbo advenire significa chegar a.
Portanto, ao iniciarmos o Advento, iniciamos um tempo de caminhada para chegarmos a um lugar. Esse lugar é Belém, decerto onde nasceu o Salvador.
Entretanto, para caminhar é necessário uma preparação. Ninguém, todavia, começa a andar a esmo, sem direção, sem preparação.
A caminhada exige, portanto, um objetivo, um caminho traçado, um mapa, alguns objetos, roupas e tênis confortáveis.
Rumo à Belém
O Advento como tempo de preparação especial nos leva diretamente àquela gruta em Belém, na qual nos nasceu Jesus, o Salvador.
A caminhada é longa. São quatro semanas intensas de preparação espiritual, emocional e física. E essa preparação nos tira do lugar.
Caminhar é se movimentar. Sair do lugar é a ideia central do Advento: sair de si mesmo e ir ao encontro do outro, nesse caso, Jesus, o Menino-Deus.
A Caminhada
E, para essa caminhada de Advento, que é um tempo especial de preparação, sobretudo precisamos nos preparar com o que temos de melhor: nosso ouro, nosso incenso e nossa mirra.
O que significa isso?
O nosso ouro é todo o conhecimento que temos e que podemos adquirir. Conhecer é amar e o amor é aquilo que nos move daqui para ali.
O nosso incenso é o que trazemos na alma. A espiritualidade é o que nos liga a Deus e o que dá sentido à caminhada.
A nossa mirra é o nosso corpo e tudo aquilo que trazemos conosco: nossas dores, nossas lutas, nossas lágrimas e, acima de tudo, nossa força de vontade de ser melhor hoje.
Motivação
O Mestre e Senhor Jesus, o Menino-Deus nascido em Belém, nos chama a caminhar essas quatros semanas do Advento em direção a Ele.
E é na vida de oração, na dedicação ao próximo e nas batalhas contra nossos vícios e más inclinações que vamos encontrar o Presépio do Senhor.
Que esse tempo do Advento seja verdadeiramente um tempo de preparação para você a fim de que você tenha construído – palha a palha – um presépio no seu coração.
Seu coração deve ser a Belém onde Jesus Cristo, o Deus-Menino, quer nascer nesse Natal.