Menu
in

História de Nossa Senhora de Nazaré

De acordo com a tradição, São José esculpiu uma imagem de Nossa Senhora em madeira, em Nazaré, e São Lucas a pintou. Essa imagem foi levada para o mosteiro de Cauliniana, na Espanha.

Posteriormente, já no século VI, no ano de 711, foi levada para Portugal.

A Imagem fica escondida durante 400 anos

Com a invasão dos Mouros a Portugal, o rei Rodrigo fugiu levando, entre outras relíquias, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Antes de morrer, Frei Romano escondeu a imagem numa gruta, onde ficou por mais de 400 anos. No entanto, em 1182, quando alguns pastores andavam pela região, a encontraram. Foi quando a imagem começou a ser venerada.

Milagre de Nossa Senhora de Nazaré

Num dia de muita neblina, o cavaleiro Diego Fuas Roupinho perseguia uma caça que, por causa da cerração, caiu num abismo. O cavaleiro não sabia que corria para o abismo e vinha rezando para Nossa Senhora de Nazaré. Antes que caísse, o cavalo, de repente, parou.

Quando a cerração se dissipou, ele percebeu o que tinha acontecido. Após esse milagre, a vila onde ocorreu passou a ser chamada de Vila de Nossa Senhora de Nazaré. Ali ele construiu uma pequena capela. Hoje existe uma grande Igreja em homenagem à Nossa Senhora.

Devoção a Nossa Senhora de Nazaré

Os Jesuítas foram os primeiros a propagar a devoção de Nossa Senhora de Nazaré por toda a região de Portugal e, posteriormente, para toda a Europa.

A principal casa de estudos e noviciado do mosteiro Jesuíta em Portugal é dedicada a Nossa Senhora de Nazaré.

Devoção a Nossa Senhora de Nazaré no Brasil

No dia 8 de setembro de 1630, após uma grande tempestade, um pescador saiu para ver suas redes no mar de Saquarema. Ao passar diante de um morro, ele viu uma forte luz e foi verificar o que era, encontrando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Ele levou a imagem pra casa onde reuniu outros pescadores para fazerem orações. No dia seguinte, a imagem reapareceu no local onde havia sido encontrada. Isso aconteceu por duas vezes. Todos entenderam que era para construir uma capela naquele local.

Muitos milagres aconteceram a partir de então e a capela ficou pequena, sendo necessário construir uma igreja bem maior. Sua festa é celebrada no dia 8 de setembro.

Círio de Nazaré

Apesar da devoção no Brasil começar em Saquarema, tornou-se muito forte em Belém do Pará, sob influencia dos padres jesuítas e onde tem a maior festa católica do mundo dedicada à Mãe de Jesus.

A festa é celebrada desde 1793 e acontece no segundo domingo de outubro, atraindo mais de 2 milhões de pessoas todo ano. Acontece uma grande procissão, onde todos levam velas saindo de uma igreja com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que é levada num percurso se 5 quilômetros para outra igreja.

Existe também a procissão de carros, motos e a grande procissão de barcos.

Oração a Nossa Senhora de Nazaré

Ó Virgem Imaculada de Nazaré, fostes na terra criatura tão humilde a ponto de dizer ao Anjo Gabriel: Eis aqui a escrava do Senhor. Mas por Deus fostes exaltada e preferida entre todas as mulheres, para exercer a sublime missão de Mãe do Verbo Encarnado.

Adoro e louvo ao Altíssimo que vos elevou a essa excelsa dignidade e vos preservou da culpa original. Quanto a mim, soberbo e carregado de pecados, sinto-me confundido e envergonhado perante vós.

Entretanto, confiando na bondade e ternura de vosso Coração Imaculado e maternal, peço-vos a força de imitar a vossa humildade e participar da vossa caridade a fim de viver unido, pela graça, ao vosso divino filho Jesus, assim como vós viveste no retiro de Nazaré.

Para alcançar essa graça (fazer o pedido), quero com imenso afeto e filial devoção, saudar-vos como o arcanjo Gabriel: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós. Amém.

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile