Menu
in

O Culto à Nossa Senhora da Saudade

O culto à Nossa Senhora da Saudade teve início no Brasil em 30 de março de 1918, quando a Virgem apareceu – triste enquanto o corpo de seus filho esteve sepultado – em sonho à irmã Ignez do Sagrado Coração de Jesus. A irmã Ignez foi uma das responsáveis pela criação do Carmelo de São José na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A Oração à Rainha dos Mártires

Como Petrópolis, na época, pertencia à Diocese de Niterói, o então bispo, Dom Agostinho Benassi, aprovou a devoção e instituiu a “Coroa da Saudade da Rainha dos Mártires”.

Essa devoção é uma espécie de terço com três mistérios, cada um contendo um ‘Pai Nosso’ e doze ‘Lembrai-vos’, que multiplicado pelos 3 mistérios, chega-se ao número de 36, que representa as 36 horas de sofrimento de Maria. Na medalha de Nossa Senhora, que marca o término da coroa, rezam-se três ‘Aves Marias’ e uma oração especial à Rainha dos Mártires.

Com a criação da diocese de Petrópolis, em 1948, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra foi nomeado Bispo e, em 1950, sem motivo aparente, decidiu que somente poderia haver a devoção a Nossa Senhora da Saudade dentro dos limites do Carmelo de São José.

A Propagação da Devoção

Em 1956, depois que o Papa Pio XII restaurou a Liturgia da Semana Santa, trazendo um luto para o Sábado Santo, ficou evidente o martírio que Nossa Senhora sofreu durante o sepultamento de seu filho Jesus. Com isso, o bispo autorizou novamente o culto a Nossa Senhora da Saudade.

A Imagem de Nossa Senhora da Saudade

A única representação de Nossa Senhora da Saudade é uma imagem feita em Paris, em mármore Carrara, e com 1,66m de altura. Traz o globo terrestre aos seus pés e possui a cabeça inclinada pra baixo. Tem um semblante triste, porém com um sorriso melancólico, simbolizando sua certeza da ressurreição de Jesus.

Ela possui uma coroa de ouro na cabeça e traz a mão esquerda sobre seu peito transpassado por um punhal de ouro. Com a mão direita, segura a Coroa da Saudade, que também é de ouro.

Acima da imagem tem a inscrição “Vinde a Ela, vós todos que sofreis, vós todos que chorais, e Ela vos consolará”. Essa imagem fica no Carmelo de São José, em Petrópolis.

A Coroa da Saudade da Rainha dos Mártires

(3 Pai Nossos/ 36 Lembrai-vos)

Lembrai-Vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram à Vossa proteção, e imploraram o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob os pesos dos meus pecados, me prostro a Vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas. Ó Mãe do Filho de Deus humanado, dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos peço. Amém.

Ao final:

Lembrai-vos, ó Rainha dos Mártires, das saudades cruciantes que atormentaram o vosso Imaculado Coração durante as 36 horas de sepultura do vosso divino Filho. Pelas dores acerbíssimas da vossa soledade, oh!, acendei-nos na alma o desejo de ver a Deus no Céu, e alcançai-nos, um dia, a eterna Bem-aventurança.

Enquanto, porém, neste desterro peregrinamos, obtende-nos as graças que nos são necessárias para amarmos e servirmos a Jesus com fidelidade até à morte. E, se for de sua vontade adorável, impetrai-me a mercê que imploro com inteira confiança. Amém.

Nossa Senhora da Saudade, rogai por nós!

Escrito por Equipe Tenda do Senhor

Grupo de Oração Tenda do Senhor

Deixe uma Resposta

Sair da versão mobile